Imagem capa - Dicas para casamento ao ar livre .  por CHRIS SOUZA
Casamento ao ar Livre

Dicas para casamento ao ar livre .

Casamento ao ar livre, uma opção que vem ganhando cada vez mais espaço ! 

Para quem optar por este estilo de casamento deve se atentar para as palavras chaves : Planejamento, Organização e Antecedência.  Na verdade, essas etapas devem ser consideradas para qualquer casamento, tanto ao ar livre como o casamento tradicional, na igreja! A diferença é que o casamento ao ar livre tem mais detalhes para serem pensados e considerados. 

Planejamento: Separe um momento para que possam conversar e planejar o casamento, essa etapa é importante para definirem o local, fornecedores, época do ano, cerimonialista, forma de pagamento, existe muitas etapas e contar com um profissional será de grande ajuda, ele será capaz de ajudar a economizar tempo e dinheiro. 

Organização: Um casamento é composto de muitos detalhes, é escolha do vestido da noiva, paleta de cores, roupa do noivo, buffet, lembrancinha, fotografo, decoração, etc ...  e cada item ainda tem suas peculiaridades e detalhes para serem decididos, quanto mais organizados vocês forem, melhor será cada etapa e haverá menos estresse, afinal queremos casar e não ficar estressados, certo ? Mais uma vez, conte com ajuda profissional, que tenha experiência em casamento ao ar livre, pois são muitos detalhes que devem ser pensado. 

Antecedência: Comece a planejar seu casamento, se possível, com pelo menos um ano de antecedência. Muitos fornecedores trabalham com apenas um evento por data e o quanto antes vocês fecharem, maiores são as chances de conseguirem o fornecedor que mais agradar ( além de ter mais tempo para o pagamento , em muitos casos você pode optar em pagar parcelado até a data do casamento). 






Casar ao ar livre é explorar a imaginação. O casamento pode trazer um ar romântico, rústico, despojado, sofisticado, simples, aqui a regra é usar a criatividade e personalizar o casamento com o jeitinho dos noivos. 

Vamos destacar alguns pontos para ajudar a tornar esse dia ainda mais especial! 

Quando optamos casar ao ar livre é para que tenhamos contato com a natureza, certo ? Então explore esse cenário, use e abuse da paisagem quando for escolher o local da cerimônia * e a decoração. 

*Aqui vou dar uma dica: se o local escolhido tiver mais de uma opção para fazer a cerimônia, converse com o seu fotógrafo e com o videomaker, eles poderão ajudar a escolher o melhor local para render fotos lindas! 









Qual o melhor horário para a cerimônia ?


Vamos lá ... 


Manhã: Tem a leveza e o frescor, mas você precisará levar em consideração que os seus convidados precisaram acordar cedo, se o acesso ao local escolhido é fácil para chegar ( assim evita atrasos ). Precisará pensar em uma cobertura para os convidados para que permaneçam confortáveis conforme o sol for chegando ... 

*se optar em fazer a cerimônia de manhã, converse com o seu fotografo e videomaker pois essa luz faz muita diferença para as fotos.

Entardecer:   O tão sonhado pôr do sol! A luz dourada, "golden hour" , aquela luz que rende fotos lindas, de tirar o fôlego, mas atenção! Você precisa ter em mente que nem todos os dias temos o privilégio de ter um lindo pôr do sol, assim como também não é em qualquer lugar que conseguimos ver o sol se pôr. Minha sugestão, quando for escolher o local, considere passar um final da tarde para ter certeza que o cenário agradará. 

Noite: Igualmente encantador é o casamento a noite ao ar livre! Se você não quer ter surpresas com dia nublado ou ensolarado, fazer a cerimônia a noite é uma ótima opção! Aqui a dica de ouro é : Iluminação! capriche na iluminação, você pode apostar em varal de luzes, velas, tochas, lanternas, o importante é investir nesse quesito para garantir um clima acolhedor e para que não fique escuro.  Contrate uma empresa especializada e converse com todos os fornecedores envolvidos para garantir o melhor rendimento. 












Quando Casar ? 

As melhores épocas do ano são o outono e a primavera, neste período a temperatura é mais amena e com menor frequência de temporal .

Evite os meses dezembro, janeiro e fevereiro, a temperatura nesses meses costumam ser muito elevadas e com muitas pancadas de chuva. 

Uma coisa é certa, quem opta pelo casamento ao ar livre, não importa o mês escolhido, sempre precisa ter um plano B para imprevistos. É preciso ter uma área coberta para que mesmo com possíveis mudanças do tempo, a cerimônia possa prosseguir. Ainda que o local não tenho um espaço coberto, é preciso pensar numa locação de tendas, por exemplo. 


já que falamos em local ... aqui vai algumas sugestões para a cerimônia ao ar livre : praia, campo, sítio, chácara, fazenda, quinta de casa, terraço do prédio ... enfim, casar ao ar livre é explorar a imaginação ! 















**Fotos @chrisouza

Ainda tem dúvidas ? Entre em contato com a gente que será um prazer ajudar vocês nessa jornada!